Como o SEO de seu site ajuda sua empresa durante a pandemia

Como o SEO de seu site ajuda sua empresa durante a pandemia

Durante a pandemia, muitas empresas estão fechando as portas, e é um resultado comum diante do cenário da economia mundial. É possível evitar esse desfecho, mas não há muito o que fazer para parar a avalanche. Com a pandemia afetando o sustento de milhões, a demanda foi severamente afetada. Dito isto, apesar da difícil situação, ainda há uma saída para as empresas que buscam crescer, mesmo quando as demandas andam por baixo. Embora a sobrevivência e a recuperação sejam termos óbvios para essa virada de chave, não são os únicos aspectos a se considerar, pois ainda existem várias possibilidades de crescimento e obtenção de lucros durante esses tempos difíceis.

A primeira estratégia para o crescimento é apostar nas ações online. A identidade digital vai revolucionar os empreendimentos da organização. Além disso, se você estiver mesmo considerando um futuro online, as técnicas produtivas e funcionais da otimização dos mecanismos de busca poderão indicar um bom caminho. As técnicas de SEO, se e quando, implementadas com precisão, têm o potencial de se tornarem agentes do crescimento. No entanto, antes de considerar as técnicas de SEO nos tempos existentes, é necessário dar uma olhada em alguns indicadores importantes:

– O comércio eletrônico (E-commerce) e lojas de varejo online estão ganhando predominância

– Condições remotas de trabalho estão sendo monitoradas

– Quase 75% dos clientes comerciais regulares estão testando as interfaces sociais

– 4% dos clientes evitam ads

– Quase 46% de todas as pesquisas online são locais

– 88% das empresas têm estratégias de SEO local em jogo e recebem chamadas em menos de 24 horas

De acordo com as estatísticas, é necessário apresentar estratégias de SEO não coercitivas para atender a uma base de clientes mais ampla. Ou seja, investir em um SEO menos agressivo, que não induza o leitor e/ou consumidor à uma experiência desagradável. Com as lojas físicas obtendo tráfego mínimo ou mesmo nenhum tráfego, apesar das constantes mudanças nas restrições de bloqueio, as possibilidades são infinitas para as empresas que desejam se mover online.

A seguir, propomos quatro maneiras pelas quais o SEO pode ajudar os negócios a crescer, sem que haja um investimento de capital sem precedentes. Além disso, com quase 70% dos profissionais de marketing online considerando o SEO como um melhor driver de vendas que o PPC, a discussão é ainda mais relevante.

1. Aumento de pesquisas online

Os hábitos de pesquisa dos clientes desempenham um papel importante na determinação das táticas de SEO. Com o mundo inteiro potencialmente dentro de casa, é importante considerar o papel das pesquisas online. O SEO, como esperado, pode direcionar tráfego para os sites e o cenário existente é extremamente relevante para esse tipo de abordagem comercial.

Os números da pesquisa revelam que a busca é uma atividade predominante, com quase 53% do tráfego do site proveniente de pesquisas orgânicas. As táticas de SEO ajudam as marcas a chegar ao topo da página e, atualmente, você deve até considerar a mídia paga para capacitar ainda mais a geração desse tráfego. Campanhas pagas e tráfego orgânico podem trabalhar juntos para ajudar a empresa a alcançar novos patamares.

Na prática: a Amazon está patrocinando várias postagens executando campanhas pagas. A empresa está fazendo tudo o que é possível para ganhar tráfego e aumentar os números de vendas. Embora já receba muitas pesquisas orgânicas, está superando qualquer concorrência no caso de produtos mais recentes, como kits de EPI, desinfetantes e muito mais, optando por campanhas pagas e patrocinadas.

2. Potencializa os resultados de tráfego, cria “patrimônio”

Não é mais necessário explicar que, enquanto a pandemia é uma tendência, o SEO é uma abordagem consistente que evolui, e que permanece. Portanto, investir em SEO durante os períodos de teste pode ajudar as empresas a criar um patrimônio de tráfego excepcional, especialmente no futuro. O investimento em pesquisas relevantes através das palavras-chave, a identificação de nichos relevantes e a adoção de um movimento digital devem render dividendos ricos mesmo depois que a estrutura econômica se solidificar novamente.

As melhores abordagens para se apossar do patrimônio do tráfego de SEO são contemplar objetivos de curto e até longo prazo. Conteúdo longo do site e informações específicas de palavras-chave, centradas em nichos, são algumas das melhores ferramentas para melhorar a equidade no tráfego do site.

Na prática: Uma companhia de seguros popular mudou-se online com sua ampla gama de seguros de vida para idosos de baixo custo. Verifique a página e entenda como os serviços e produtos estão alinhados para que a empresa construa uma presença para o futuro e, até mesmo, obtenha algumas vendas nesse meio tempo. A marca também fala sobre a importância do seguro e por que os idosos exigem o mesmo na forma de blogs informativos. Essa abordagem ajuda a criar confiança e, eventualmente, melhorar a equidade do tráfego.

3. Melhorou a experiência do usuário, a “UX”

A experiência do usuário deve ser priorizada. Portanto, as melhores práticas de SEO para proporcionar uma boa experiência são 1) optar por temas responsivos e 2) garantir que a interface seja fluída e sincronizada com os requisitos do usuário. Cada elemento do site, desde o design até a experiência, incluindo o conteúdo e a otimização na página, desempenha um papel importante na ampliação do alcance dos negócios.

Um site bem projetado tem uma melhor chance de subir no ranking de buscas. O conceito de experiência do usuário também se estende às interfaces móveis e sites que possuem aplicativos móveis dedicados e bem gerenciados, geralmente com uma classificação melhor. Uma experiência de usuário aprimorada reduz as taxas de rejeição e melhora o tempo gasto nos sites, aumentando assim as chances de retorno.

Na prática: A Netflix é uma plataforma de streaming que se concentra em ter uma boa experiência de usuário, gerenciamento de conteúdo, posicionamento de metatags e outros aspectos relacionados à experiência de uso e ao design do site. No entanto, existem várias outras plataformas de streaming que não têm a mesma qualidade de interface. Esse fator limitante mantém as assinaturas e as vendas no mínimo. Confira a interface do usuário da Netflix e entenda por que o site merece visitantes e vendas.

4. Alcance amplificado

O SEO é uma solução abrangente para negócios online. Para empresas fisicamente existentes, o SEO local pode ser uma estratégia produtiva a considerar. Os indivíduos evitarão viajar para fora de suas áreas se os problemas relacionados à pandemia não forem abordados permanentemente. Portanto, para tornar a empresa local mais identificável, é necessário se concentrar no SEO local.

Essa abordagem inclui a adição de notícias locais relevantes, palavras-chave locais, análises e estratégias de otimização para aparelhos móveis. Além disso, se a empresa local também exportar produtos essenciais entre os estados ou fornecer serviços online à clientela local, o SEO global poderá aumentar a geração de receita. As abordagens nesse caso incluem otimização de sites, otimização de experiência de usuário, otimização de palavras-chave, geração de backlinks e muito mais. Portanto, dependendo da natureza do negócio, a combinação adequada de estratégias de SEO locais e globais pode gerar resultados espetaculares.

Na prática: A Blink Fitness tem uma clientela local que em breve voltará a visitar a academia, assim que o governo suspender as restrições. No entanto, centro físico tem um público espalhado por todo o mundo, com instrutores que oferecem treinamento on-line para clientes, mesmo na Europa e na Ásia, por meio de sites otimizados, com mapas de site, backlinks e muito mais. Portanto, esse negócio faz o melhor uso das estratégias de SEO locais e globais e ainda está gerando uma receita substancial, mesmo quando a maioria dos concorrentes acha difícil sobreviver. A empresa também tem um grande alcance de mídia social que também ajuda a otimizar a marca em geral.

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Chegamos ao fim da nossa publicação! Como sinalizamos lá em cima, esta foi uma tradução adaptada de um artigo escrito na Business to Community, linkada no começo do texto. Visualizando a situação que permanece apertada para muitos dos negócios afora, sobretudo os de pequeno e médio porte, entendemos que trazer conteúdo de soluções é ainda mais importante do que apenas informar. Aqui no blog, continuaremos a trazer conteúdo que sirva para motivar e esclarecer dúvidas sobre o que pode ser feito para contornar os efeitos da pandemia. 

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